Caros Pais e interessados na educação moral das crianças, recomenda-se que se faça o Culto do Evangelho no lar, uma vez por semana, entretanto não há nenhuma contraindicação para que se realize todos os dias, caso a criança queira participar do estudo e tenha tempo disponível.

Instruções para realizar o Culto do Evangelho no lar para crianças

Escolha o(s) dia(s) da semana que irá realizar o estudo, de preferência estipule um horário fixo em que a criança não esteja com sono ou precise se alimentar.

            Siga a programação de aulas sugerida por algum site de Evangelização Espírita Infantil ou utilize algum livro voltado para este objetivo.

            O site Passatempo Espírita contém  uma sequência de aulas, que foi baseada, principalmente, nas obras fundamentais da Doutrina Espírita e na Bíblia.

            Cada tema proposto contém histórias , atividades, dinâmicas, tópicos a serem abordados,  subsídio para o Evangelizador (estudo teórico para jovens e adultos),  perguntas para fixação e outros recursos.

            Se quiserem  utilizar as aulas sugeridas pelo site Passatempo Espírita, deverão seguir a sequência numérica e selecionar os materiais didáticos que serão usados, conforme a faixa etária do seu filho. 

            Para facilitar a pesquisa no site, as histórias e atividades de cada tema proposto foram divididas em três ciclos sequenciais, conforme a faixa etária:  Ciclo 1 (5 a 7 anos) ; Ciclo 2 (8 a 10 anos);  Ciclo 3 (11 a 13 anos). (Obs.: Nos temas marcados com um asterisco (*) não foi incluso o ciclo 1, portanto aqueles que fazem parte deste ciclo devem pular esta aula).   

            Entretanto, caso não seja possível imprimir a atividade, os pais poderão pedir para que que a criança menor tente copiar o desenho que foi sugerido para colorir ou faça uma ilustração (livre) da parte que mais gostou da história. Já a criança maior, deverá responder no caderno ou numa folha de sulfite as questões que forem possíveis fazer . Os pais poderão ainda utilizar algumas dinâmicas, mesmo que sejam aplicadas individualmente e alguns jogos para brincar com seu(s) filho (s).
            Além disso, as aulas deverão ser previamente estudadas  e planejadas, com antecedência, pelos pais  ou responsáveis , pois ao planejarmos, evitamos repetições e improvisações descabidas.

            Segundo Cecília Rocha," A única exigência em termos de conhecimento, que se deve fazer em relação ao preparo daquele que se propõe a evangelizar, é do domínio prévio do Espiritismo. (...) Em segundo plano vem a tecnologia aplicável às experiências de aprendizagem que são organizadas para evangelizandos de diversas faixas etárias ou, em outras palavras as técnicas empregadas no desenvolvimento das aulas." (Livro: Pelos Caminhos da Evangelização. Cap. 12. Cecília Rocha)

            No site, os pais poderão estudar as aulas através do item designado por "Subsídio para o Evangelizador" , que é de extrema importância para o Educador espírita, pois para ensinar é necessário   conhecer a fundo o que ensina, estando preparado para perguntas de maior porte. Além disso, todos os textos contidos neste item possuem referências bibliográficas, constituindo uma compilação fiel das obras espíritas, ou seja, não foram reescritos, evitando distorções.

            Os pais ou responsáveis também deverão selecionar e fazer a leitura de um pequeno trecho da Bíblia que considera importante, e se for necessário, deverá adaptar o texto para uma linguagem compreensível. Desde cedo é importante mostrar para os filhos que podemos visualizar os fundamentos da Doutrina Espírita na Bíblia.

            No fim ou no meio da aula, o educador espírita deverá fazer uma avaliação, por meio de perguntas gerais ou individuais, a fim de verificar se existe a necessidade de fixar ainda mais o tema estudado. 

Ciclos de formação e o tempo máximo destinado à história e explicação:

Ciclo 1 (5 a 7 anos): 20min.

Ciclo 2 (8 a 10 anos): 25min.

Ciclo 3 (11 a 13 anos): 30min.

 

            O tempo estimado  para cada etapa pode variar dependendo da faixa etária da criança e das atividades propostas, por exemplo, as crianças menores conseguem fixar menos a atenção, por isso as histórias e as explicações deverão ser mais curtas.

           

Etapas sugeridas para a prática pedagógica nas aulas de evangelização no lar (Ex.: Ciclo 3):

1º momento: Coloque sobre uma mesa um copo com água para cada participante, facilitando, assim, a fluidificação da água de acordo com as necessidades de cada um. Pergunte para o(s) seu(s) filho(s) se necessita(m) ir ao banheiro antes, para que haja disciplina  e não atrapalhe o andamento do estudo quando este for iniciado.

2º momento: Faça a prece inicial e logo em seguida, anote num caderno a data e o tema da aula.  (Tempo estimado: 4 min)

3º momento: Mostre o tema da aula no  tablet, notebook ou computador e inicie a aula com uma breve exposição ou conversação introdutória (Ex.: pergunte se alguém já ouviu falar sobre aquilo; faça alguma pergunta relacionada ao assunto;  explique a sua importância; comente que  o assunto proposto  é uma continuação da aula anterior, etc...) e depois  conte uma história conforme o tema sugerido . No entanto,  se a história  for muito longa ou  possuir um vocabulário difícil , faça adaptações para torná - lá  mais simples e compreensível.  Durante a narrativa, utilize ilustrações  ou fantoches dos personagens principais, ou outros recursos audiovisuais (tais como: desenhos animados ) para despertar o interesse da(s) criança(s). Compre livros infantis ilustrados, se for possível. (Tempo estimado: 15 min)

4º momento: Após o término da história, ao invés de apontarmos a moral da mesma, deixe a criança  tirar suas próprias conclusões a respeito, e logo em seguida, leia um pequeno trecho da passagem bíblica  e faça uma explicação sobre o tema. Para isto, utilize os "Tópicos a serem abordados", adaptando-os conforme a faixa etária do evangelizando. Os pais deverão perceber qual é o nível de compreensão da(s) criança(s), utilizar-se de linguagem apropriada, e evitar comentários chocantes. (Tempo estimado: 15 min)

5º momento: O Evangelizador deverá fazer uma avaliação, por meio de perguntas gerais ou individuais ("Perguntas para fixação”), a fim de verificar se existe a necessidade de fixar ainda mais o tema estudado. (Tempo estimado: 5 min)

6º momento: O Evangelizador deverá realizar uma dinâmica ou propor um jogo  para enriquecer o conhecimento sobre o tema e tornar a aprendizagem mais divertida. Elas poderão ser utilizadas no ínício, no meio ou no final da aula, a critério dos pais.  (Tempo estimado: 10min)

7º momento: Para finalizar,  os pais deverão fornecer a atividade individual (como por exemplo, um passatempo espírita, uma dobradura , um desenho livre ou sugerido,  etc...) impressa ou virtual, para promover ainda mais a fixação do tema proposto. Durante a sua correção,  ou após o término da atividade, poderá colocar no ambiente uma música que aborde o tema da aula .  (Tempo estimado: 10min)

8º momento: Faça a prece de encerramento . Porém, neste caso, a oração poderá ser realizada pela criança , caso ela queira. (Tempo estimado: 1 min).

9º momento: Após o término da aula, a(s) criança(s) e os pais deverão  beber a água fluídica.

10° momento: Os pais deverão guardar as atividades numa pasta ou gaveta. 

 

            É importante ressaltar que este método de ensino desenvolvido é apenas uma sugestão, os pais poderão utilizar também o método tradicional de culto de Evangelho no Lar realizado pelos adultos da seguinte maneira:

            A reunião deverá ser iniciada com uma prece, em voz alta, por um dos presentes, expressa de maneira simples, sempre usando o coração. Em seguida, iniciar a leitura de um livro voltado para evangelização infantil que poderá ser efetuada de duas maneiras: leitura de maneira ordenada , pela qual o livro deverá ser lido em sequência, ou abrindo-se uma página ao acaso, permitindo que a espiritualidade possa interagir nesse processo. Após escolher a história  e fazer a leitura, deixar a palavra livre, e numa sequência combinada,  os pais devem fazer perguntas sobre o assunto para que a(s) criança(s) responda(m). Trinta minutos é o tempo ideal para essa reunião, apesar de não haver nada que a impeça de durar mais algum tempo. Para encerrar a reunião, deverá ser feita uma prece, agradecendo pela oportunidade do encontro e do estudo. E, após, beber a água fluidificada.
 

Sugestão de livros infantojuvenis espíritas:

- O Evangelho da meninada. Eliseu Rigonatti.

- Histórias que Jesus contou . Clóvis Tavares.
- Pai Nosso. Espírito Meimei. Chico Xavier.


            Segundo o Espírito Dr. Bezerra de Menezes "(...) o Culto do Evangelho em casa pode funcionar e deve funcionar em apoio da Escola Espírita de Evangelização, sob amparo e supervisão dos pais que, a rigor, são os primeiros orientadores dos filhinhos.
            Somos de opinião que o recinto de evangelização pública, num templo espírita, é sempre o lugar mais adequado à evangelização da criança, porquanto semelhante cenáculo do pão espiritual guarda consigo a natureza da escola.” (Excursão de Paz. Evangelização para crianças.  Espírito Bezerra de Menezes. Psicografado por Chico Xavier)
            Evangelize a(s) sua(s) criança(s)  em casa, enquanto for necessário se proteger contra o coronavírus.

 

(Fabiana F. Freitas - 29/03/2020)



Leia mais: https://www.passatempoespirita.com.br/aulas/instrucoes-gerais-para-aplicar-as-aulas-de-evangelizacao/instrucoes-para-realizar-o-culto-do-evangelho-no-lar-para-criancas/

Escolha o(s) dia(s) da semana que irá realizar o estudo, de preferência estipule um horário fixo em que a criança não esteja com sono ou precise se alimentar.

            Siga a programação de aulas sugerida por algum site de Evangelização Espírita Infantil ou utilize algum livro voltado para este objetivo.

            O site Passatempo Espírita contém  uma sequência de aulas, que foi baseada, principalmente, nas obras fundamentais da Doutrina Espírita e na Bíblia.

            Cada tema proposto contém histórias , atividades, dinâmicas, tópicos a serem abordados,  subsídio para o Evangelizador (estudo teórico para jovens e adultos),  perguntas para fixação e outros recursos.

            Se quiserem  utilizar as aulas sugeridas pelo site Passatempo Espírita, deverão seguir a sequência numérica e selecionar os materiais didáticos que serão usados, conforme a faixa etária do seu filho. 

            Para facilitar a pesquisa no site, as histórias e atividades de cada tema proposto foram divididas em três ciclos sequenciais, conforme a faixa etária:  Ciclo 1 (5 a 7 anos) ; Ciclo 2 (8 a 10 anos);  Ciclo 3 (11 a 13 anos). (Obs.: Nos temas marcados com um asterisco (*) não foi incluso o ciclo 1, portanto aqueles que fazem parte deste ciclo devem pular esta aula).   

            Entretanto, caso não seja possível imprimir a atividade, os pais poderão pedir para que que a criança menor tente copiar o desenho que foi sugerido para colorir ou faça uma ilustração (livre) da parte que mais gostou da história. Já a criança maior, deverá responder no caderno ou numa folha de sulfite as questões que forem possíveis fazer . Os pais poderão ainda utilizar algumas dinâmicas, mesmo que sejam aplicadas individualmente e alguns jogos para brincar com seu(s) filho (s).
            Além disso, as aulas deverão ser previamente estudadas  e planejadas, com antecedência, pelos pais  ou responsáveis , pois ao planejarmos, evitamos repetições e improvisações descabidas.

            Segundo Cecília Rocha," A única exigência em termos de conhecimento, que se deve fazer em relação ao preparo daquele que se propõe a evangelizar, é do domínio prévio do Espiritismo. (...) Em segundo plano vem a tecnologia aplicável às experiências de aprendizagem que são organizadas para evangelizandos de diversas faixas etárias ou, em outras palavras as técnicas empregadas no desenvolvimento das aulas." (Livro: Pelos Caminhos da Evangelização. Cap. 12. Cecília Rocha)

            No site, os pais poderão estudar as aulas através do item designado por "Subsídio para o Evangelizador" , que é de extrema importância para o Educador espírita, pois para ensinar é necessário   conhecer a fundo o que ensina, estando preparado para perguntas de maior porte. Além disso, todos os textos contidos neste item possuem referências bibliográficas, constituindo uma compilação fiel das obras espíritas, ou seja, não foram reescritos, evitando distorções.

            Os pais ou responsáveis também deverão selecionar e fazer a leitura de um pequeno trecho da Bíblia que considera importante, e se for necessário, deverá adaptar o texto para uma linguagem compreensível. Desde cedo é importante mostrar para os filhos que podemos visualizar os fundamentos da Doutrina Espírita na Bíblia.

            No fim ou no meio da aula, o educador espírita deverá fazer uma avaliação, por meio de perguntas gerais ou individuais, a fim de verificar se existe a necessidade de fixar ainda mais o tema estudado. 

Ciclos de formação e o tempo máximo destinado à história e explicação:

Ciclo 1 (5 a 7 anos): 20min.

Ciclo 2 (8 a 10 anos): 25min.

Ciclo 3 (11 a 13 anos): 30min.

 

            O tempo estimado  para cada etapa pode variar dependendo da faixa etária da criança e das atividades propostas, por exemplo, as crianças menores conseguem fixar menos a atenção, por isso as histórias e as explicações deverão ser mais curtas.

           

Etapas sugeridas para a prática pedagógica nas aulas de evangelização no lar (Ex.: Ciclo 3):

1º momento: Coloque sobre uma mesa um copo com água para cada participante, facilitando, assim, a fluidificação da água de acordo com as necessidades de cada um. Pergunte para o(s) seu(s) filho(s) se necessita(m) ir ao banheiro antes, para que haja disciplina  e não atrapalhe o andamento do estudo quando este for iniciado.

2º momento: Faça a prece inicial e logo em seguida, anote num caderno a data e o tema da aula.  (Tempo estimado: 4 min)

3º momento: Mostre o tema da aula no  tablet, notebook ou computador e inicie a aula com uma breve exposição ou conversação introdutória (Ex.: pergunte se alguém já ouviu falar sobre aquilo; faça alguma pergunta relacionada ao assunto;  explique a sua importância; comente que  o assunto proposto  é uma continuação da aula anterior, etc...) e depois  conte uma história conforme o tema sugerido . No entanto,  se a história  for muito longa ou  possuir um vocabulário difícil , faça adaptações para torná - lá  mais simples e compreensível.  Durante a narrativa, utilize ilustrações  ou fantoches dos personagens principais, ou outros recursos audiovisuais (tais como: desenhos animados ) para despertar o interesse da(s) criança(s). Compre livros infantis ilustrados, se for possível. (Tempo estimado: 15 min)

4º momento: Após o término da história, ao invés de apontarmos a moral da mesma, deixe a criança  tirar suas próprias conclusões a respeito, e logo em seguida, leia um pequeno trecho da passagem bíblica  e faça uma explicação sobre o tema. Para isto, utilize os "Tópicos a serem abordados", adaptando-os conforme a faixa etária do evangelizando. Os pais deverão perceber qual é o nível de compreensão da(s) criança(s), utilizar-se de linguagem apropriada, e evitar comentários chocantes. (Tempo estimado: 15 min)

5º momento: O Evangelizador deverá fazer uma avaliação, por meio de perguntas gerais ou individuais ("Perguntas para fixação”), a fim de verificar se existe a necessidade de fixar ainda mais o tema estudado. (Tempo estimado: 5 min)

6º momento: O Evangelizador deverá realizar uma dinâmica ou propor um jogo  para enriquecer o conhecimento sobre o tema e tornar a aprendizagem mais divertida. Elas poderão ser utilizadas no ínício, no meio ou no final da aula, a critério dos pais.  (Tempo estimado: 10min)

7º momento: Para finalizar,  os pais deverão fornecer a atividade individual (como por exemplo, um passatempo espírita, uma dobradura , um desenho livre ou sugerido,  etc...) impressa ou virtual, para promover ainda mais a fixação do tema proposto. Durante a sua correção,  ou após o término da atividade, poderá colocar no ambiente uma música que aborde o tema da aula .  (Tempo estimado: 10min)

8º momento: Faça a prece de encerramento . Porém, neste caso, a oração poderá ser realizada pela criança , caso ela queira. (Tempo estimado: 1 min).

9º momento: Após o término da aula, a(s) criança(s) e os pais deverão  beber a água fluídica.

10° momento: Os pais deverão guardar as atividades numa pasta ou gaveta. 

 

            É importante ressaltar que este método de ensino desenvolvido é apenas uma sugestão, os pais poderão utilizar também o método tradicional de culto de Evangelho no Lar realizado pelos adultos da seguinte maneira:

            A reunião deverá ser iniciada com uma prece, em voz alta, por um dos presentes, expressa de maneira simples, sempre usando o coração. Em seguida, iniciar a leitura de um livro voltado para evangelização infantil que poderá ser efetuada de duas maneiras: leitura de maneira ordenada , pela qual o livro deverá ser lido em sequência, ou abrindo-se uma página ao acaso, permitindo que a espiritualidade possa interagir nesse processo. Após escolher a história  e fazer a leitura, deixar a palavra livre, e numa sequência combinada,  os pais devem fazer perguntas sobre o assunto para que a(s) criança(s) responda(m). Trinta minutos é o tempo ideal para essa reunião, apesar de não haver nada que a impeça de durar mais algum tempo. Para encerrar a reunião, deverá ser feita uma prece, agradecendo pela oportunidade do encontro e do estudo. E, após, beber a água fluidificada.
 

Sugestão de livros infantojuvenis espíritas:

- O Evangelho da meninada. Eliseu Rigonatti.

- Histórias que Jesus contou . Clóvis Tavares.
- Pai Nosso. Espírito Meimei. Chico Xavier.


            Segundo o Espírito Dr. Bezerra de Menezes "(...) o Culto do Evangelho em casa pode funcionar e deve funcionar em apoio da Escola Espírita de Evangelização, sob amparo e supervisão dos pais que, a rigor, são os primeiros orientadores dos filhinhos.
            Somos de opinião que o recinto de evangelização pública, num templo espírita, é sempre o lugar mais adequado à evangelização da criança, porquanto semelhante cenáculo do pão espiritual guarda consigo a natureza da escola.” (Excursão de Paz. Evangelização para crianças.  Espírito Bezerra de Menezes. Psicografado por Chico Xavier)
            Evangelize a(s) sua(s) criança(s)  em casa, enquanto for necessário se proteger contra o coronavírus.

 

(Fabiana F. Freitas - 29/03/2020)



Leia mais: https://www.passatempoespirita.com.br/aulas/instrucoes-gerais-para-aplicar-as-aulas-de-evangelizacao/instrucoes-para-realizar-o-culto-do-evangelho-no-lar-para-criancas/

Escolha o(s) dia(s) da semana que irá realizar o estudo, de preferência estipule um horário fixo em que a criança não esteja com sono ou precise se alimentar.

            Siga a programação de aulas sugerida por algum site de Evangelização Espírita Infantil ou utilize algum livro voltado para este objetivo.

            O site Passatempo Espírita contém  uma sequência de aulas, que foi baseada, principalmente, nas obras fundamentais da Doutrina Espírita e na Bíblia.

            Cada tema proposto contém histórias , atividades, dinâmicas, tópicos a serem abordados,  subsídio para o Evangelizador (estudo teórico para jovens e adultos),  perguntas para fixação e outros recursos.

            Se quiserem  utilizar as aulas sugeridas pelo site Passatempo Espírita, deverão seguir a sequência numérica e selecionar os materiais didáticos que serão usados, conforme a faixa etária do seu filho. 

            Para facilitar a pesquisa no site, as histórias e atividades de cada tema proposto foram divididas em três ciclos sequenciais, conforme a faixa etária:  Ciclo 1 (5 a 7 anos) ; Ciclo 2 (8 a 10 anos);  Ciclo 3 (11 a 13 anos). (Obs.: Nos temas marcados com um asterisco (*) não foi incluso o ciclo 1, portanto aqueles que fazem parte deste ciclo devem pular esta aula).   

            Entretanto, caso não seja possível imprimir a atividade, os pais poderão pedir para que que a criança menor tente copiar o desenho que foi sugerido para colorir ou faça uma ilustração (livre) da parte que mais gostou da história. Já a criança maior, deverá responder no caderno ou numa folha de sulfite as questões que forem possíveis fazer . Os pais poderão ainda utilizar algumas dinâmicas, mesmo que sejam aplicadas individualmente e alguns jogos para brincar com seu(s) filho (s).
            Além disso, as aulas deverão ser previamente estudadas  e planejadas, com antecedência, pelos pais  ou responsáveis , pois ao planejarmos, evitamos repetições e improvisações descabidas.

            Segundo Cecília Rocha," A única exigência em termos de conhecimento, que se deve fazer em relação ao preparo daquele que se propõe a evangelizar, é do domínio prévio do Espiritismo. (...) Em segundo plano vem a tecnologia aplicável às experiências de aprendizagem que são organizadas para evangelizandos de diversas faixas etárias ou, em outras palavras as técnicas empregadas no desenvolvimento das aulas." (Livro: Pelos Caminhos da Evangelização. Cap. 12. Cecília Rocha)

            No site, os pais poderão estudar as aulas através do item designado por "Subsídio para o Evangelizador" , que é de extrema importância para o Educador espírita, pois para ensinar é necessário   conhecer a fundo o que ensina, estando preparado para perguntas de maior porte. Além disso, todos os textos contidos neste item possuem referências bibliográficas, constituindo uma compilação fiel das obras espíritas, ou seja, não foram reescritos, evitando distorções.

            Os pais ou responsáveis também deverão selecionar e fazer a leitura de um pequeno trecho da Bíblia que considera importante, e se for necessário, deverá adaptar o texto para uma linguagem compreensível. Desde cedo é importante mostrar para os filhos que podemos visualizar os fundamentos da Doutrina Espírita na Bíblia.

            No fim ou no meio da aula, o educador espírita deverá fazer uma avaliação, por meio de perguntas gerais ou individuais, a fim de verificar se existe a necessidade de fixar ainda mais o tema estudado. 

Ciclos de formação e o tempo máximo destinado à história e explicação:

Ciclo 1 (5 a 7 anos): 20min.

Ciclo 2 (8 a 10 anos): 25min.

Ciclo 3 (11 a 13 anos): 30min.

 

            O tempo estimado  para cada etapa pode variar dependendo da faixa etária da criança e das atividades propostas, por exemplo, as crianças menores conseguem fixar menos a atenção, por isso as histórias e as explicações deverão ser mais curtas.

           

Etapas sugeridas para a prática pedagógica nas aulas de evangelização no lar (Ex.: Ciclo 3):

1º momento: Coloque sobre uma mesa um copo com água para cada participante, facilitando, assim, a fluidificação da água de acordo com as necessidades de cada um. Pergunte para o(s) seu(s) filho(s) se necessita(m) ir ao banheiro antes, para que haja disciplina  e não atrapalhe o andamento do estudo quando este for iniciado.

2º momento: Faça a prece inicial e logo em seguida, anote num caderno a data e o tema da aula.  (Tempo estimado: 4 min)

3º momento: Mostre o tema da aula no  tablet, notebook ou computador e inicie a aula com uma breve exposição ou conversação introdutória (Ex.: pergunte se alguém já ouviu falar sobre aquilo; faça alguma pergunta relacionada ao assunto;  explique a sua importância; comente que  o assunto proposto  é uma continuação da aula anterior, etc...) e depois  conte uma história conforme o tema sugerido . No entanto,  se a história  for muito longa ou  possuir um vocabulário difícil , faça adaptações para torná - lá  mais simples e compreensível.  Durante a narrativa, utilize ilustrações  ou fantoches dos personagens principais, ou outros recursos audiovisuais (tais como: desenhos animados ) para despertar o interesse da(s) criança(s). Compre livros infantis ilustrados, se for possível. (Tempo estimado: 15 min)

4º momento: Após o término da história, ao invés de apontarmos a moral da mesma, deixe a criança  tirar suas próprias conclusões a respeito, e logo em seguida, leia um pequeno trecho da passagem bíblica  e faça uma explicação sobre o tema. Para isto, utilize os "Tópicos a serem abordados", adaptando-os conforme a faixa etária do evangelizando. Os pais deverão perceber qual é o nível de compreensão da(s) criança(s), utilizar-se de linguagem apropriada, e evitar comentários chocantes. (Tempo estimado: 15 min)

5º momento: O Evangelizador deverá fazer uma avaliação, por meio de perguntas gerais ou individuais ("Perguntas para fixação”), a fim de verificar se existe a necessidade de fixar ainda mais o tema estudado. (Tempo estimado: 5 min)

6º momento: O Evangelizador deverá realizar uma dinâmica ou propor um jogo  para enriquecer o conhecimento sobre o tema e tornar a aprendizagem mais divertida. Elas poderão ser utilizadas no ínício, no meio ou no final da aula, a critério dos pais.  (Tempo estimado: 10min)

7º momento: Para finalizar,  os pais deverão fornecer a atividade individual (como por exemplo, um passatempo espírita, uma dobradura , um desenho livre ou sugerido,  etc...) impressa ou virtual, para promover ainda mais a fixação do tema proposto. Durante a sua correção,  ou após o término da atividade, poderá colocar no ambiente uma música que aborde o tema da aula .  (Tempo estimado: 10min)

8º momento: Faça a prece de encerramento . Porém, neste caso, a oração poderá ser realizada pela criança , caso ela queira. (Tempo estimado: 1 min).

9º momento: Após o término da aula, a(s) criança(s) e os pais deverão  beber a água fluídica.

10° momento: Os pais deverão guardar as atividades numa pasta ou gaveta. 

 

            É importante ressaltar que este método de ensino desenvolvido é apenas uma sugestão, os pais poderão utilizar também o método tradicional de culto de Evangelho no Lar realizado pelos adultos da seguinte maneira:

            A reunião deverá ser iniciada com uma prece, em voz alta, por um dos presentes, expressa de maneira simples, sempre usando o coração. Em seguida, iniciar a leitura de um livro voltado para evangelização infantil que poderá ser efetuada de duas maneiras: leitura de maneira ordenada , pela qual o livro deverá ser lido em sequência, ou abrindo-se uma página ao acaso, permitindo que a espiritualidade possa interagir nesse processo. Após escolher a história  e fazer a leitura, deixar a palavra livre, e numa sequência combinada,  os pais devem fazer perguntas sobre o assunto para que a(s) criança(s) responda(m). Trinta minutos é o tempo ideal para essa reunião, apesar de não haver nada que a impeça de durar mais algum tempo. Para encerrar a reunião, deverá ser feita uma prece, agradecendo pela oportunidade do encontro e do estudo. E, após, beber a água fluidificada.
 

Sugestão de livros infantojuvenis espíritas:

- O Evangelho da meninada. Eliseu Rigonatti.

- Histórias que Jesus contou . Clóvis Tavares.
- Pai Nosso. Espírito Meimei. Chico Xavier.


            Segundo o Espírito Dr. Bezerra de Menezes "(...) o Culto do Evangelho em casa pode funcionar e deve funcionar em apoio da Escola Espírita de Evangelização, sob amparo e supervisão dos pais que, a rigor, são os primeiros orientadores dos filhinhos.
            Somos de opinião que o recinto de evangelização pública, num templo espírita, é sempre o lugar mais adequado à evangelização da criança, porquanto semelhante cenáculo do pão espiritual guarda consigo a natureza da escola.” (Excursão de Paz. Evangelização para crianças.  Espírito Bezerra de Menezes. Psicografado por Chico Xavier)
            Evangelize a(s) sua(s) criança(s)  em casa, enquanto for necessário se proteger contra o coronavírus.

 

(Fabiana F. Freitas - 29/03/2020)



Leia mais: https://www.passatempoespirita.com.br/aulas/instrucoes-gerais-para-aplicar-as-aulas-de-evangelizacao/instrucoes-para-realizar-o-culto-do-evangelho-no-lar-para-criancas/

Escolha o(s) dia(s) da semana que irá realizar o estudo, de preferência estipule um horário fixo em que a criança não esteja com sono ou precise se alimentar.

            Siga a programação de aulas sugerida por algum site de Evangelização Espírita Infantil ou utilize algum livro voltado para este objetivo.

            O site Passatempo Espírita contém  uma sequência de aulas, que foi baseada, principalmente, nas obras fundamentais da Doutrina Espírita e na Bíblia.

            Cada tema proposto contém histórias , atividades, dinâmicas, tópicos a serem abordados,  subsídio para o Evangelizador (estudo teórico para jovens e adultos),  perguntas para fixação e outros recursos.

            Se quiserem  utilizar as aulas sugeridas pelo site Passatempo Espírita, deverão seguir a sequência numérica e selecionar os materiais didáticos que serão usados, conforme a faixa etária do seu filho. 

            Para facilitar a pesquisa no site, as histórias e atividades de cada tema proposto foram divididas em três ciclos sequenciais, conforme a faixa etária:  Ciclo 1 (5 a 7 anos) ; Ciclo 2 (8 a 10 anos);  Ciclo 3 (11 a 13 anos). (Obs.: Nos temas marcados com um asterisco (*) não foi incluso o ciclo 1, portanto aqueles que fazem parte deste ciclo devem pular esta aula).   

            Entretanto, caso não seja possível imprimir a atividade, os pais poderão pedir para que que a criança menor tente copiar o desenho que foi sugerido para colorir ou faça uma ilustração (livre) da parte que mais gostou da história. Já a criança maior, deverá responder no caderno ou numa folha de sulfite as questões que forem possíveis fazer . Os pais poderão ainda utilizar algumas dinâmicas, mesmo que sejam aplicadas individualmente e alguns jogos para brincar com seu(s) filho (s).
            Além disso, as aulas deverão ser previamente estudadas  e planejadas, com antecedência, pelos pais  ou responsáveis , pois ao planejarmos, evitamos repetições e improvisações descabidas.

            Segundo Cecília Rocha," A única exigência em termos de conhecimento, que se deve fazer em relação ao preparo daquele que se propõe a evangelizar, é do domínio prévio do Espiritismo. (...) Em segundo plano vem a tecnologia aplicável às experiências de aprendizagem que são organizadas para evangelizandos de diversas faixas etárias ou, em outras palavras as técnicas empregadas no desenvolvimento das aulas." (Livro: Pelos Caminhos da Evangelização. Cap. 12. Cecília Rocha)

            No site, os pais poderão estudar as aulas através do item designado por "Subsídio para o Evangelizador" , que é de extrema importância para o Educador espírita, pois para ensinar é necessário   conhecer a fundo o que ensina, estando preparado para perguntas de maior porte. Além disso, todos os textos contidos neste item possuem referências bibliográficas, constituindo uma compilação fiel das obras espíritas, ou seja, não foram reescritos, evitando distorções.

            Os pais ou responsáveis também deverão selecionar e fazer a leitura de um pequeno trecho da Bíblia que considera importante, e se for necessário, deverá adaptar o texto para uma linguagem compreensível. Desde cedo é importante mostrar para os filhos que podemos visualizar os fundamentos da Doutrina Espírita na Bíblia.

            No fim ou no meio da aula, o educador espírita deverá fazer uma avaliação, por meio de perguntas gerais ou individuais, a fim de verificar se existe a necessidade de fixar ainda mais o tema estudado. 

Ciclos de formação e o tempo máximo destinado à história e explicação:

Ciclo 1 (5 a 7 anos): 20min.

Ciclo 2 (8 a 10 anos): 25min.

Ciclo 3 (11 a 13 anos): 30min.

 

            O tempo estimado  para cada etapa pode variar dependendo da faixa etária da criança e das atividades propostas, por exemplo, as crianças menores conseguem fixar menos a atenção, por isso as histórias e as explicações deverão ser mais curtas.

           

Etapas sugeridas para a prática pedagógica nas aulas de evangelização no lar (Ex.: Ciclo 3):

1º momento: Coloque sobre uma mesa um copo com água para cada participante, facilitando, assim, a fluidificação da água de acordo com as necessidades de cada um. Pergunte para o(s) seu(s) filho(s) se necessita(m) ir ao banheiro antes, para que haja disciplina  e não atrapalhe o andamento do estudo quando este for iniciado.

2º momento: Faça a prece inicial e logo em seguida, anote num caderno a data e o tema da aula.  (Tempo estimado: 4 min)

3º momento: Mostre o tema da aula no  tablet, notebook ou computador e inicie a aula com uma breve exposição ou conversação introdutória (Ex.: pergunte se alguém já ouviu falar sobre aquilo; faça alguma pergunta relacionada ao assunto;  explique a sua importância; comente que  o assunto proposto  é uma continuação da aula anterior, etc...) e depois  conte uma história conforme o tema sugerido . No entanto,  se a história  for muito longa ou  possuir um vocabulário difícil , faça adaptações para torná - lá  mais simples e compreensível.  Durante a narrativa, utilize ilustrações  ou fantoches dos personagens principais, ou outros recursos audiovisuais (tais como: desenhos animados ) para despertar o interesse da(s) criança(s). Compre livros infantis ilustrados, se for possível. (Tempo estimado: 15 min)

4º momento: Após o término da história, ao invés de apontarmos a moral da mesma, deixe a criança  tirar suas próprias conclusões a respeito, e logo em seguida, leia um pequeno trecho da passagem bíblica  e faça uma explicação sobre o tema. Para isto, utilize os "Tópicos a serem abordados", adaptando-os conforme a faixa etária do evangelizando. Os pais deverão perceber qual é o nível de compreensão da(s) criança(s), utilizar-se de linguagem apropriada, e evitar comentários chocantes. (Tempo estimado: 15 min)

5º momento: Os pais deverão fazer uma avaliação, por meio de perguntas gerais ou individuais ("Perguntas para fixação”), a fim de verificar se existe a necessidade de fixar ainda mais o tema estudado. (Tempo estimado: 5 min)

6º momento: Os pais deverão realizar uma dinâmica ou propor um jogo  para enriquecer o conhecimento sobre o tema e tornar a aprendizagem mais divertida. Elas poderão ser utilizadas no ínício, no meio ou no final da aula, a critério dos pais.  (Tempo estimado: 10min)

7º momento: Para finalizar,  os pais deverão fornecer a atividade individual (como por exemplo, um passatempo espírita, uma dobradura , um desenho livre ou sugerido,  etc...) impressa ou virtual, para promover ainda mais a fixação do tema proposto. Durante a sua correção,  ou após o término da atividade, poderá colocar no ambiente uma música que aborde o tema da aula .  (Tempo estimado: 10min)

8º momento: Faça a prece de encerramento . Porém, neste caso, a oração poderá ser realizada pela criança , caso ela queira. (Tempo estimado: 1 min).

9º momento: Após o término da aula, a(s) criança(s) e os pais deverão  beber a água fluídica.

10° momento: Os pais deverão guardar as atividades numa pasta ou gaveta. 

 

            É importante ressaltar que este método de ensino desenvolvido é apenas uma sugestão, os pais poderão utilizar também o método tradicional de culto de Evangelho no Lar realizado pelos adultos da seguinte maneira:

            A reunião deverá ser iniciada com uma prece, em voz alta, por um dos presentes, expressa de maneira simples, sempre usando o coração. Em seguida, iniciar a leitura de um livro voltado para evangelização infantil que poderá ser efetuada de duas maneiras: leitura de maneira ordenada , pela qual o livro deverá ser lido em sequência, ou abrindo-se uma página ao acaso, permitindo que a espiritualidade possa interagir nesse processo. Após escolher a história  e fazer a leitura, deixar a palavra livre, e numa sequência combinada,  os pais devem fazer perguntas sobre o assunto para que a(s) criança(s) responda(m). Trinta minutos é o tempo ideal para essa reunião, apesar de não haver nada que a impeça de durar mais algum tempo. Para encerrar a reunião, deverá ser feita uma prece, agradecendo pela oportunidade do encontro e do estudo. E, após, beber a água fluidificada.
 

Sugestão de livros infantojuvenis espíritas:

- O Evangelho da meninada. Eliseu Rigonatti.

- Histórias que Jesus contou . Clóvis Tavares.
- Pai Nosso. Espírito Meimei. Chico Xavier.


            Segundo o Espírito Dr. Bezerra de Menezes "(...) o Culto do Evangelho em casa pode funcionar e deve funcionar em apoio da Escola Espírita de Evangelização, sob amparo e supervisão dos pais que, a rigor, são os primeiros orientadores dos filhinhos.
            Somos de opinião que o recinto de evangelização pública, num templo espírita, é sempre o lugar mais adequado à evangelização da criança, porquanto semelhante cenáculo do pão espiritual guarda consigo a natureza da escola.” (Excursão de Paz. Evangelização para crianças.  Espírito Bezerra de Menezes. Psicografado por Chico Xavier)
            Evangelize a(s) sua(s) criança(s)  em casa, enquanto for necessário se proteger contra o coronavírus.

 

(Fabiana F. Freitas - 29/03/2020)