Sugestões de técnicas pedagógicas para serem utilizadas nas aulas da mocidade espírita (14 a 16 anos)

1 - Perguntas após a narração de histórias, crônicas ou contos - Após a narração, o Evangelizador deverá  fazer perguntas individuais ou gerais sobre o texto.  Livros recomendados: Pontos e Contos (Irmão X),  Crônicas e Apólogos (Irmão X),  Estante da vida (Irmão X), Contos Desta e Doutra Vida (Irmão X), Cartas e Crônicas  (Irmão X), A Vida Escreve (Hilário Silva), Alvorada Cristã (Neio Lúcio), Idéias e Ilustrações (Diversos Espíritos). Veja algumas destas narrativas psicografadas por Chico Xavier no link: HISTÓRIAS.

2 - Dinâmica de grupo - Desenvolver dinâmicas de grupo conforme o tema proposto. Há algumas delas disponíveis no site (veja as sugestões no link: AULAS ou DINÂMICAS). Além disso, sugiro as Dinâmicas Semeare (Encartes 4, 6, 7, 8 e 9) do NEAJ – Núcleo Espírita de Educação e Apoio à Juventude (e-mail para contato:  neaj.pedagogica@gmail.com).

3 - Composição literária - Sugerir a composição de textos, poesias ou letras de músicas sobre determinado assunto após a aula. Se necessário, poderá utilizar textos como referência. Além disso, se não for possível terminar a atividade em classe, o evangelizador deverá permitir que continue em casa e pedir para trazer a composição literária na próxima aula.

4 - Interpretação de textos ou de parábolas de Jesus - O Evangelizador deverá sugerir que os adolescentes tentem interpretar a parábola que será estudada na aula ou outros textos simbólicos contidos na Bíblia, com o intuito de extrair o espírito da letra.

5 - Confecção de cartazes - O Evangelizador deverá pedir para que os alunos pesquisem (em revistas, jornais ou sites confiáveis) informações atuais  sobre o aborto, o suicídio, os homicídios, as drogas, etc., para confeccionar cartazes sobre a importância da valorização da vida na próxima aula.

6 - Soluções de problemas - Colocar um problema diante da turma e solicitar soluções: Exemplos: Como é possível diminuir o índice de violência nas ruas?; Como é possível aumentar a qualidade do ensino nas escolas públicas? Como é possível diminuir a quantidade do uso do cigarro? etc.  O Evangelizador deverá anotar todas as sugestões na lousa e no final fazer um comentário sobre o assunto.

7 - Debate de opiniões contrárias -  Formar dois grupos ( Prós e Contras)  e solicitar que os evangelizandos escrevam na lousa ou numa cartolina suas opiniões sobre determinado assunto. Depois o Evangelizador deverá esclarecê-los, sob à luz da Doutrina Espírita , qual é a atitude correta. Por exemplo: O médium pode receber o dinheiro dos livros psicografados para uso pessoal? ; Os médiuns ostensivos podem realizar o trabalho de cura sem estudo prévio das obras espíritas? O dirigente deve pedir dinheiro aos frequentadores ou visitantes dentro de uma casa espírita? etc.

8 - Visitas assistenciais - Os adolescentes serão convidados a visitar asilos ou orfanatos, para lhes oferecer carinho e atenção. Por exemplo: Sugestão para os idosos - Perguntar: Oi, como à senhora está? Dar um  aperto de mão; Ouvir com paciência a história que vai contar; Tocar um violão; Ler uma história. Sugestão para as crianças - Perguntar o seu nome e quantos  anos possui; brincar com elas; fazer teatro com fantoches; Dar um grande abraço; distribuir balas, etc. 

9 - Entrevistas - Os adolescentes deverão entrevistar trabalhadores da casa espírita e anotar como é o seu trabalho para depois expor este conteúdo para a classe durante a aula. Por exemplo: Entrevistar o dirigente, os médiuns, os passistas,  os Evangelizadores,  os palestrantes, aquele que faz o atendimento fraterno,  o bibliotecário, etc.

10 - Seminários em grupo - O Evangelizador deverá sortear temas espíritas para os grupos, distribuir livros e revistas da biblioteca ( com trechos pré-selecionados), pedir para que estudem estes textos  e façam também pesquisas na internet de músicas, poesias, fotos ou ilustrações relacionadas ao assunto para complementar o seminário. Na próxima aula, os integrantes do grupo deverão se reunir, mostrar para seus colegas o que encontraram na internet, definir os recursos didáticos e as partes dos textos que serão utilizados para começar a fazer os cartazes. Depois, na próxima aula, cada  grupo deverá fazer uma apresentação (através da leitura em voz alta) diante da turma, utilizando os cartazes explicativos que sintetizam as partes mais importantes do tema, juntamente com os outros recursos audiovisuais escolhidos.

11 - Conhecer projetos sociais - Pedir para que cada aluno individualmente, pesquise na internet sobre um determinado projeto social. Exemplos:  Médicos sem fronteiras; Instituto Anelo; Asmare; Doutores da alegria; Papai Noel dos correios; Garrafa no mar; Mansão do caminho e projetos sociais da sua cidade, etc. Depois,  peça para cada um fazer um resumo deste projeto social  em casa, para realizar uma apresentação sobre ele diante da turma, na próxima aula. Após as apresentações, pergunte a cada Evangelizando se ele poderia sugerir alguma ideia nova para um  projeto social que  poderia ajudar muitas pessoas e incentive - o a participar de algum projeto.  Servir sopa no Centro Espírita, por exemplo.

12 - Desenvolver perguntas e respostas - O Evangelizador deverá dividir a turma em dois grupos e distribuir para eles dois textos diferentes. Por exemplo: O bem X O mal; A indulgência X A Maledicência, etc. Depois deverá pedir que os dois grupos leiam seus textos (em silêncio) e elaborem 5 perguntas  para serem respondidas pelo grupo adversário. O grupo que mais acertar as respostas será o "vencedor".

13 - Biografias - O Evangelizador deverá pedir para que cada adolescente pesquise na internet ou em algum livro um fato real e interessante sobre a vida de uma personalidade espírita, para depois ler o texto escolhido  diante da turma na próxima aula. Por exemplo: Se a personalidade  escolhida for o Chico Xavier, o Evangelizador poderá sugerir a leitura do livro " Lindos casos de Chico Xavier" de Ramiro Gama e solicitar que eles escolham algum destes casos conforme sua preferência. Após a leitura do texto, cada aluno deverá explicar porque gostou daquele episódio.

14 - Palavras cruzadas - O Evangelizador deverá escolher, previamente,  o tema da aula, fazer um resumo  e criar uma atividade com palavras cruzadas com um certo nível de dificuldade  para que os adolescentes possam desenvolver o seu raciocínio  e  fixar o assunto proposto .

15 - Apresentar peças teatrais - Os adolescentes deverão confeccionar os figurinos dos principais personagens da história (EX: máscaras de papéis, fantoches, etc), para doá-los às crianças ou utilizá-los para realizar uma peça teatral espírita com o objetivo de apresentá-la para as crianças pequenas.  

16 - Filmes ou Documentários Espíritas ou Não - Este tipo de material auxilia bastante o Evangelizador a "prender" a atenção de sua turma. Muitos filmes e documentários  podem nos proporcionar excelentes aulas.  No entanto, é importante lembrar que cabe ao Evangelizador examinar antes o filme ou documentário com critério para evitar situações desagradáveis ( como por exemplo: cenas chocantes , de terror ou sexo,   informações  que não condizem com a Doutrina Espírita, etc ). Após a transmissão,  o Evangelizador deverá comentar algumas cenas importantes.

Filmes indicados - Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito (2008), Nosso Lar (2010), Chico Xavier  (2010), E a vida continua (2012), entre outros.

17 - Cirando do Livro - Escolhe-se um livro que possa ser lido por todos. Semana após semana o livro anda de mão em mão até que todos o tenham lido. Depois, numa data específica marca-se um grande debate sobre o assunto da seguinte forma:  O Evangelizador deverá elaborar várias perguntas e respostas,  colocá-las numa caixa em forma de bilhetes, para que os adolescentes possam  pegar um deles, fazer a pergunta em voz alta e escolher um  dos colegas para respondê-la. No entanto, para que o debate ocorra de forma divertida, a caixa deverá passar de mão em mão e quando parar a música alguém deverá pegar um bilhete e pedir que o outro responda. Mas se o escolhido não souber a resposta ou errar a questão, ele deverá sair da brincadeira e aquele que fez a pergunta deverá respondê-la. Porém, aquele que saiu da brincadeira terá a oportunidade de retornar caso consiga responder uma questão que algum outro não saiba.

18 - Confecção de jornal ou revista - Os adolescentes deverão produzir um jornal ou uma revista,  procurando textos em livros, revistas ou jornais  sobre um tema abrangente. Por exemplo: Caridade, Justiça,  Preconceito, etc. Cada dupla terá duas páginas (no máximo) e será responsável por uma seção, por exemplo: Capa com as manchetes e ilustrações; Conceito do tema segundo a Doutrina Espírita; Exemplos reais na sociedade; Poesias Espíritas; Mensagens Espíritas; Sugestão de filmes;  Atividades juvenis, etc. O Evangelizador deverá realizar a diagramação no computador e distribuir o jornalzinho ou revistinha para os frequentadores do Centro Espírita. Além disso,  todos as seções deverão ter ilustrações feitas pelos alunos. Sugiro a leitura do livro "Anuário Espírita " para ter outras ideias.

Obs.: Sugestão de leitura para o Evangelizador - "Adolescência e vida" ditada pelo Espírito Joanna de Ângelis e psicografada por  Divaldo P. Franco. A obra contém 25 lições, onde a Autora Espiritual aborda importantes temas relacionados à adolescência, como sexualidade, família, busca da identidade, o namoro, a violência, crise de identidade, relacionamentos fora do lar, religião, gravidez, drogas, AIDS, etc.

(Técnicas pedagógicas baseadas em vários autores. Fabiana F. Freitas.)

Veja as sugestões de histórias, atividades e dinâmicas para a Mocidade Espírita no link: AULAS!

Passatempo Espírita © 2013 - 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode