Respostas das atividades - PH

Abraão

{1. Abraão} ____________________________________________________________________________

{2. Abraão} A - Pai da Fé. B -  Judaísmo, Cristianismo, Islamismo. C - Cristianismo. 

{3. Abraão} A - 2. Palestina. B - Você será pai de muitas nações. C - Profeta Moisés: Isaque; Profeta Jesus: Isaque; Profeta Maomé: Ismael. D -  Sugestão: Chegando ao local, Abraão construiu um altar e pôs a lenha sobre ele. Amarrou seu filho sobre o altar e  pegou o facão para sacrificá-lo. Mas, neste momento o Anjo de Javé o chamou lá do céu e disse: '' Abraão, Abraão! Não faça mal ao menino. Agora sei que teme a Deus, pois não me recusou o seu único filho. Abraão olhou e viu atrás de si um cordeiro preso pelos chifres, entre os arbustos, pegou o cordeiro e o ofereceu em holocausto no lugar do seu filho.

 

Allan Kardec

{1. Allan Kardec} ________________________________________________________________________

{2. Liberdade, igualdade e fraternidade} _____________________________________________________

{3. Fundamentos da Doutrina Espírita} A - 1.Existência de Deus: Para crer em Deus basta lançar os olhos sobre as obras da criação. 2.Imortalidade da alma: A alma é um ser imaterial e sobrevive ao corpo; sua existência não possui fim, ou seja, é imortal. 3.Lei da causa e efeito: Segundo essa lei, o mal que fizermos retornará para nós, assim como o bem que tenhamos feito terá uma recompensa. 4.Reencarnação: É o retorno da alma ou Espírito à vida corporal, mas em um outro corpo diferente do anterior. 5.Pluralidade dos Mundos habitados: Existem diversos tipos de mundos e todos são habitados. 6.Comunicabilidade dos Espíritos: Chama-se mediunidade, o conjunto de faculdades que permitem ao ser humano comunicar-se com o mundo espiritual. 7.Fé Raciocinada: A fé inabalável se apóia na lógica e analisa os fatos  através da razão. 8.Evolução: O objetivo da nossa existência é evoluir para alcançarmos a perfeição. 9.Moral de Jesus: O Divino Mestre é o modelo de perfeição moral que devemos seguir; seus ensinamentos morais estão contidos no evangelho. 10.Prática da caridade: Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.

B - Sugestão: O Espiritismo nos mostra que o objetivo da encarnação é a evolução; que o homem é  responsável pelas suas ações boas ou más e receberá de acordo com as suas obras; explica as causas dos sofrimentos e consola as almas aflitas;  prova a existência da alma , sua imortalidade e a necessidade da reencarnação;  explica de maneira clara as palavras do Cristo, para que não haja falsas interpretações; e mostra que a prática da caridade é o que conduzirá o homem à felicidade suprema.

{4. Júpiter} _____________________________________________________________________________

{5. Júpiter} A - 1-V; 2-F; 3-F; 4-V; 5-V; 6-F; 7-F; 8-V; 9-F; 10-V; 11-V; 12-V. B - Sugestão: Amor, caridade, respeito, sabedoria, bondade, fé, disciplina, paciência, resignação, etc.

{6. céu} É o espaço universal; são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores, onde os Espíritos desfrutam plenamente de suas faculdades,  sem as tribulações da vida material, nem as angústias peculiares à inferioridade.

 

Chico Xavier

{1. Disciplina} ___________________________________________________________________________

{2. Preservação da natureza} Teremos que refazer tudo porque estamos agindo atualmente contra nós mesmos.

{3. Culto do Evangelho no lar} ______________________________________________________________

{4. Culto do Evangelho no lar} A - (1) Escolher um dia da semana e horário fixo para reunião da família; (2) Colocar um copo de água para cada participante; (3) Prece inicial; (4) Leitura de um trecho do Evangelho; (5) Conversação fraterna sobre o trecho que foi lido; (6) Prece final de agradecimento; (7) Tomar a água fluidificada. B -  O culto do Evangelho no lar aperfeiçoa o homem.  O homem aperfeiçoado ilumina a família. A família iluminada melhora a comunidade.

 

Dr. Bezerra de Menezes

{1. Dr. Bezerra de Menezes} _______________________________________________________________

{2. Dr. Bezerra de Menezes} _______________________________________________________________

{3. Dr. Bezerra de Menezes} A - O Livro dos Espíritos. B - Exercer a medicina em benefício das pessoas. Promover a unificação da Doutrina Espírita.

 

Elias

{1. Profeta Elias} A - 3. B - A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua vasilha não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra. 

{2. Profeta Elias} 1-Povo, 2-Deus, 3-Baal, 4-Profetas, 5-Homens, 6-Bezerros, 7-Lenha, 8-Fogo, 9-Nome, 10-Senhor, 11-Responder.

 

Jesus

{1. Jesus} ______________________________________________________________________________

{2. A prece} ____________________________________________________________________________

{3. A fé transporta montanhas} _____________________________________________________________

{4. Parábola dos talentos} 7 erros: grama, nuvem, uma barrada de ouro, cabelo, parte do cinto, saco de dinheiro e galho da árvore.

{5. A pesca milagrosa} ___________________________________________________________________

{6. Entrada de Jesus em Jerusalém} ________________________________________________________

{7. A cura de um cego} O passe espírita é simplesmente a imposição das mãos usada e ensinada por Jesus.

{8. Ressurreição de Lázaro} 7 erros: nuvem, gruta, roupa de Jesus, pano de Lázaro, mato, palavra ‘‘sai’’, cajado.

{9. A filha de Jairo} Menina, eu lhe digo, levante-se!

{10. Dai a César o que é de César} 7 erros: nuvem, cinto de Jesus, janela, saco de dinheiro, arbusto, turbante e moeda.

{11. Felicidade} _________________________________________________________________________

{12. Nascimento de Jesus} _______________________________________________________________

{13. Nascimento de Jesus} _______________________________________________________________

{14. Natal} _____________________________________________________________________________

{15. Não julgue para não ser julgado} 7 erros: nuvem, grama, pedra, desenho no chão, cinto , cabelo e sandália.

{16. Preconceito} ________________________________________________________________________

{17. Preconceito} A - Endemoninhado e enlouqueceu. B - O preconceito é uma opinião que se tem sobre algo ou alguém, baseada na idéia dos outros, formada antecipadamente sem ter conhecimento  ou reflexão sobre o assunto. C - 1. Religião; 2. Raça; 3. Nacionalidade; 4. Política; 5. Posição Social; 6. Velhice; 7. Sexualidade; 8. Deficiência Física.

{18. Honestidade} A pessoa honesta sempre diz a verdade, isto é, não mente ou engana os outros.

{19. Divino Pastor} _______________________________________________________________________

{20. Divino Pastor} _______________________________________________________________________

{21. Parábola da ovelha perdida} A - _______________________ B - Jesus é nosso bom pastor. Ele cuida de todos nós. Procura até encontrar a ovelha perdida. Ao encontrá-la, Jesus, como também todo céu, se alegra imensamente, pois um pecador está arrependido.

{22. Parábola da ovelha e dracma perdida} A - Qual, dentre vós, é o  homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa  no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a,  põe-na sobre os ombros, cheio  de  alegria. E, indo para casa, reúne  os amigos  e  vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Ou qual é a  mulher que, tendo dez  moedas, se perder uma, não acende uma candeia, varre a casa e a procura  cuidadosamente até encontrá-la?  E,  tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a moeda  que eu tinha perdido. (Lucas 15: 4,5,6,8 e 9). B - 1. Jesus; 2. Somos nós. 3. Porque o pecador se arrependeu.

{23. Profissão de Jesus} 7 erros: grama, roupa, parede, pedaço de madeira, arbusto, sandália, nuvem, terra.  

{24. A Palestina no tempo de Jesus} A - _____________________ B - 1. Belém, 2. Jerusalém, 3. Nazaré, 4. Cafarnaum, 5. Samaria. 

{25. A Palestina no tempo de Jesus} 1. F, 2.V, 3.V, 4.F, 5.F, 6.V, 7.V, 8.V, 9.V, 10.F, 11.F, 12.V, 13.V, 14.V.

{26. João Batista é Elias} 1. A história do profeta Elias está narrada  no Antigo Testamento  e  a do profeta João Batista está descrita no Novo Testamento.
2. João Batista é a reencarnação do profeta Elias. 3. João Batista é o precursor, veio antes de Jesus para lhe preparar o caminho, convocando o povo ao arrependimento.  4. Quando Jesus disse: ‘‘Ele mesmo é Elias, que estava para vir’’, estava se referindo a  João Batista. 5. Quando Jesus disse: ‘‘(...) Fizeram com ele tudo quanto quiseram’’, estava se referindo a morte de João Batista. 6. João Batista era  perseguido  pelo  rei  Herodes  e Herodíades, pois o profeta dizia que não era permitida a união deles, pois ela era mulher do seu irmão, e devido a isto foi morto. 7. A expressão ‘’ Filho do homem ‘’, isto é,  aquele  que  nasceu  do  homem, pertence a humanidade,  é atribuída a Jesus. 8.Jesus já sabia, antecipadamente, que seria  rejeitado e morto pelos judeus, por isso disse: ‘‘Assim também o Filho do Homem  há de padecer  nas mãos deles.’’ 

{27. João Batista é Elias} A - Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. B- 1. João Batista. 2. Jesus. 3. O dia  em que Jesus foi crucificado devido à rejeição dos judeus.  

{28. Ressurreição de Jesus} ___________________________________________________________

{29. A caminho de Emaús} ____________________________________________________________

{30. Ressurreição de Jesus} A - Felizes os que não viram e creram. B - __________________ C - 1 e 3.

{31. A última ceia} 7 erros: pássaro, coração, rachadura do banco, roupa, turbante, toalha da mesa, cabelo. 

{32. A última ceia} A - Pão: Evangelho; Vinho: Espírito. B - Corpo: Evangelho; Sangue: Espírito; C - O Evangelho  é o alimento do Espírito, e precisa ser repartido com todos, para que todos não sitam fome de conhecimentos religiosos.

{33. Parábola dos primeiros lugares} A - 1. Boas maneiras. 2.Orgulhosos. 3. Humildes. B - Todo aquele que se eleva será humilhado e todo aquele que se humilha será elevado.

{34.Obediência e resignação} A - Dá-nos força para suportar as dificuldades com paciência e resignação. B - Porque desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. C - As leis de Deus.

{35. Maneira de orar} _________________________________________________________________

{36. Oração do Pai Nosso} ____________________________________________________________

{37. Jesus acalma a tempestade} ______________________________________________________

{38. Marta e Maria} 7 erros: Água do chão, coração, pedra da parede, alça da jarra, nuvem, parte do banco, roupa de Marta.

{39. Marta e Maria} A - 1. Maria e Marta; 2. Aos seus pés; 3. Muitos serviços. B - ______________

{40. Marta e Maria} A - Pois o alimento espiritual jamais se perde. B - fé, respeito, paz, caridade, amor, perdão, amizade.

{41. Jesus e a mulher samaritana} Àgua viva

{42. Jesus e a mulher samaritana} 1. Judeus; 2. Samaria; 3. Monte Garizim; 4.Água; 5.Alimento espiritual; 6. Seu marido; 7.Profeta; 8. Jerusalém; 9. Alimento; 10. Messias.

{43. Autoestima} ___________________________________________________________________

{44. Autoestima} A - 1.Devemos amar o próximo como a si mesmo. 2. É valorizar a si próprio, ter confiança em seus atos e desenvolver o amor próprio. 3. Esforçando-se no bem, obedecendo as leis de Deus, sendo perseverante na fé, aprendendo com Jesus. 4. É sentir-se inferior aos outros. 5. Devemos sentir que não somos melhores e nem piores do que os outros. B - 1. Porque também podemos auxiliar o próximo fazendo o bem. 2. Devemos amar o próximo como a si mesmo, ter autoconfiança e acima de tudo crer em Deus. 

{45. Perseverança}  Muita gente se desanima e prefere estacionar, séculos a fio, nos labirintos da inferioridade; todavia, os bons trabalhadores sabem perseverar, até atingirem as finalidades divinas do caminho  terrestre, continuando em trajetória sublime para a perfeição.

{46. A cura do filho do oficial do rei} _____________________________________________________

{47. A cura do servo do centurião} O centurião lhe respondeu: Senhor! Eu não sou digno de que entres em minha casa; porém diz somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

{48. Jesus e o centurião} A- 1:3, 2:3. B - 1. Deus; 2.Os mensageiros de Jesus; 3. Apesar de estar distante do criado, mandou que um dos seus Mensageiros se transportasse à casa do oficial para realizar a cura do doente.  C - Cura à distância.

{49. Multiplicação dos pães} ___________________________________________________________

{50. Multiplicação dos pães} ___________________________________________________________

{51. Bodas de Caná} A - Faça (1) tudo (2) que (3) ele (4) vos (5) disser (6). B - 1. Jesus. 2. É preciso estudar o Evangelho e colocá-lo em prática. C - Vinho: Evangelho; Casamento: União do Evangelho com a Terra.

{52. Transformação da água em vinho} A - 1. Casamento; 2. Pessoas; 3. Transformou; 4. Ato; 5. Terra; 6. Revelação. B - 1. Mestre; 2. Porque no Evangelho está a lei de amor, que o Mestre Jesus nos trouxe, para fazer deste mundo de sofrimento um mundo de paz e fraternidade.

{53. A Piedade} Recorda a infinita bondade do Senhor que, até hoje, nos tolera os erros para que aprendamos a ciência da vida e, quanto seja possível, tolera as faltas do próximo, ajudando e amando,  entendendo e servindo, por que somente através da profunda compaixão, uns para com os outros, é que atingiremos o sol da comunhão pura com Deus.

{54. Parábola do joio e do trigo} Sugestão: Amor, Paciência, Fé, Respeito; Bondade.

{55. Parábola do joio e do trigo} A - O Semeador - Jesus Cristo; O Trigo - O bem; O joio - O mal; O campo - O mundo; O inimigo - Espíritos maus. B - Regeneração do Planeta Terra.

{56. Culto do Evangelho no lar} A - União, Paz, Compreensão, Amor, Proteção, Alegria. B - Sugestão: Estudando o Evangelho compreendemos melhor os Ensinos de Jesus e colocando-os em prática auxilia na nossa melhora íntima.d

{58. Escrituras Sagradas} A - O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres. B - Enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.

{59. Parábola da Candeia} A - Não há ninguém que, depois de ter recebido as lições de Jesus , as esconda ou guarde apenas para si; mas coloca ao alcance de todos, a fim de que aqueles que entrem conheçam a verdade. B - São  histórias curtas, que possuem conteúdo simbólico, que transmitem ensinamentos morais. C - 1:Não; 2: Os discípulos de Jesus; 3: Inteligência e moral.

{60. O Consolador promentido} A - 1 - Aliviar o sofrimento de alguém. 2 - Por que os homens não estavam amadurecidos para compreender certas coisas na sua época. 3 - É a Doutrina Espírita,  que veio na época predita, cumprir a promessa do Cristo. 4 - Veio relembrar o que o Cristo disse, pois foi esquecido ou mal compreendido. 5 - É o Espírito de Verdade;  sob Suas ordens, os Espíritos Superiores trouxeram a terceira revelação. B - JESUS. C - Porque permite, em certos casos, nos comunicar com os entes queridos através da mediunidade e nos ensina que poderemos reencontrá-los, pois a vida continua após a morte.

{61. Parábola do grão de mostarda} ________________________________________________________

{62. Reino dos céus} 1 - No interior e no exterior. 2 - Dentro de nós. 3 - Mundos superiores do universo. B - 5. Parábolas 1 e 3; 6. É necessário esforço, estudo e boa-vontade nas diversas oportunidades de trabalho. 7 - Parábolas 2 e 4. 8 - Amor, respeito, paciência, fé, caridade, etc.

{63. Parábola do semeador} ( 2 ) As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria,  mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé. ( 4 ) E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado. ( 3 ) Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos. ( 1 ) As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas.

{64. O sal da terra} Sequência da cruzadinha: Precioso, essencial, cristalino, inconfundível, conservador, útil, imune, incorruptível, puro, inalterável. Sequência do texto: Todo cristão é um elemento precioso e útil na sociedade,  quando esclarece os seus semelhantes com a luz inconfundível do Evangelho, essencial na vida diária de cada um.  Jesus Cristo quer que seus discípulos tenham o coração puro, ou  seja, incorruptível, que não receba má influência, assim como o sal conserva as suas qualidades, permanecendo imune. O cristão deve manter sua fé inalterável, proporcionando consolações aos aflitos e oprimidos, sendo cristalino e verdadeiro em suas pregações.

{65. Parábola da festa de bodas} 1- Deus. 2 - Jesus. 3 - O reino dos céus. 4 - Os profetas. 5 - Os hebreus. 6 - Todos os povos. 7 - O coração puro. B - Jesus, Davi, Elias, Zacarias, João Batista. C - Porque os judeus não reconheceram Jesus como o Messias prometido. Eles esperavam que o querido Mestre fosse um rei soberano, que governasse todos os povos e não um filho de um carpinteiro.

 

 

 

João Batista

{1. João Batista} A - E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos.  Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados. B - _________________________

{2. João Batista} A - João Batista disse às multidões: "Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo". Aos  publicanos recomendou: "Não cobrem nada além do que foi estipulado". E para alguns soldados disse:  "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém  falsamente; contentem-se com o seu salário” ( Lucas 3:11-14). B- 1. Gabriel, 2. Zacarias, 3.Isabel, 4.Jesus, 5.Herodes, 6. Salomé.

 

Moisés

{1. Nascimento de Moisés} _______________________________________________________________

{2. História de Moisés} 1°coluna: 2,4 e 3; 2° coluna: 6,1 e 5.

{3.O primeiro mandamento} _______________________________________________________________

{4. Os dez mandamentos} ________________________________________________________________

{5. Os dez mandamentos - continuação} ____________________________________________________

{6. 7º Mandamento - Não roubar} __________________________________________________________

{7. Páscoa} A - Passagem. B - 3. Cristãos; 4. Espíritas; 2.Judeus; 1. Povos nômades e agricultores sedentários. C - Sugestão: Devem comemorar a Páscoa todos os dias, amando o próximo como a si mesmo, conforme Jesus nos ensinou.

 

Os doze Apóstolos

{1. Missão dos doze apóstolos} Curem os doentes, Ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios.

{2. Boa nova} Evangelho.

{3. O amor} A - __________________________________ B - Não cometer pecados e praticar a caridade.

{4. Bíblia} 1.Autores; 2.livros; 3. capítulos; 4.Novo; 5.Antigo; 6. Jesus; 7. lições; 8. chave; 9. Doutrina.

 

Paulo de Tarso

{1. Livre-arbítrio} A - ________________________ B - 1. Se eu planto ódio vou colher a desunião. 2. Se eu planto o estudo vou colher o conhecimento. 3. Se eu planto a caridade vou colher a amizade. 4. Se eu planto a preguiça vou colher a ignorância. 

{2. Ordem} Colar: o chinelo na parte debaixo do guarda-roupa; o travesseiro em cima da cama; a bola e o avião dentro da caixa; o livro em cima da prateleira; a blusa pendurar dentro do guarda-roupa. 

{3. Disciplina} ___________________________________________________________________________

{4. Amar os inimigos} ____________________________________________________________________

{5. Perdão das ofensas} __________________________________________________________________

{6. Boas obras} A - 1. Preguiça de auxiliar; 2. Preguiça de fazer; 3. Preguiça de aprender; 4. Preguiça de ensinar; 5. Preguiça de pensar com a própria cabeça; 6. Preguiça de sentir com o próprio coração. B - Exemplos: Menino estudando; ensinando; ou fazendo caridade.

{7. Reforma íntima } ______________________________________________________________________

{8. Renovação} O homem renovado para o bem é a garantia substancial da felicidade humana.

{9. Lei de Deus} Colar o coração (Lei de Deus) e a placa (Lei humana) em cima das figuras correspondentes.

{10. Amor} _____________________________________________________________________________

{11. O bem e o mal} _____________________________________________________________________

{12. O homem de bem} __________________________________________________________________

{13. Boas maneiras} A - 1.Com licença, 2.Boa noite, 3.Boa tarde, 4.Obrigado, 5.Por favor, 6. Bom dia, 7. Desculpa. B - 1, 3 e 7.

{14. Lei da sociedade} ___________________________________________________________________

{15. Cuidar do corpo e do Espírito} 1. maõs; 2. banho; 3. refeições; 4. exercícios; 5. frutas; 6. necessário; 7. calçado; 8. drogas; 9. solar; 10.dormir; 11.outros; 12. vigiar; 13. caridade; 14. verdade; 15. próximo; 16. perdoar; 17.maldosos; 18. bons; 19. ler;  20.fé.

{16. Pensamento} A - Quando pensamos (1) o bem, diariamente (2), irradiando-o (3) através de ondas (4) ininterruptas de comprrensão (5) e de amor, nossa mente (6) vai-se transformando (7) gradativamente em gerador de luz (8). B - Sugestão: Agradeço, Senhor, pelo alimento de cada dia. C - Mentira/verdade; revolta/resignação; ódio/amor; desânimo/esperança; medo/coragem; tristeza/alegria; egoísmo/caridade; preguiça/boa vontade.

{17. Oração do Pai Nosso} ________________________________________________________________

{18. Autoestima} Autoestima é a capacidade de valorizar a si próprio permitindo ter confiança em seus atos.

{19. Perseverança} O sapinho da direita, do canto superior.

{20. Esforço e perseverança} A - Esforço . B - ________________________________________________

{21. Viagens de Paulo} ___________________________________________________________________

{22. A conversão de Saulo}  Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo,  Saulo, por que  você me persegue? Saulo perguntou : Quem és tu, Senhor? E a voz respondeu : Eu sou
Jesus, a quem você está perseguindo. Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer . Os homens que acompanhavam Saulo ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. E Saulo ficou três dias sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada.

{23. Paulo de Tarso} 1-V, 2-V, 3-V, 4-F, 5-F, 6-V, 7-F, 8-V, 9-F, 10-F, 11-V, 12-F, 13-V, 14-V, 15-F, 16-V, 17-F, 18-V, 19-V.

{24. Compaixão} Piedade.

 

 

Salomão

{1. Preguiça} ___________________________________________________________________________

{2. Preguiça} A - Vamos, preguiçoso, olhe a formiga, observe os hábitos dela, e aprenda.  Ela  não  tem  chefe, nem  guia,  nem governante.  Apesar disso, no verão ela acumula o grão e ajunta provisões durante a colheita. Até quando você vai  ficar dormindo, preguiçoso? Quando  é  que  vai  se levantar da cama? Dormindo um pouco, cochilando outro pouco  e  mais um pouco  ainda, cruzando  os braços e descansando, sobre você cairá a pobreza do vagabundo e a indigência do mendigo. (Provérbios 6:6-11). B - Exemplos: Podemos ajudar a mãe nos afazeres domésticos, arrumar nosso quarto, cuidar do irmão mais novo, ensinar o colega da classe que possui dificuldades, ajudar a professora a carregar o material escolar,  estudar nas horas vagas, praticar esportes, participar do evangelho no lar,  alimentar os animais de estimação, separar roupas e brinquedos para doar aos que não têm, orar pelos doentes, visitar os velhinhos, etc.